• Conclusão
  • Segunda a Sexta 08:30 - 18:00
  • EAD - transmissão ao vivo
Por R$ 3.650,00 Em 10 parcelas R$ 365.00

Ligamos para você!



  • Rubens Oliveira
    Rubens Oliveira

    Professor

  • Assunto

    Finanças & Restaurateur

EAD
  • Carga Horária 40 hour
  • Apostila Digital
  • Certificado

Sobre o curso

O setor financeiro de qualquer empresa é o termômetro do negócio, isso quer dizer que é preciso estar com as contas em dia (funcionários e fornecedores pagos) para a empresa se manter no mercado e prosperar. Controlar as finanças de uma empresa requer mais que um bom conhecimento matemático, é preciso saber como gerir os indicadores financeiros corretos e fazer uma análise eficiente. Essa é justamente a proposta deste curso, que prepara você para fazer uma boa gestão financeira de sua empresa. 

Para quem é indicado

Neste curso, os empresários donos de restaurantes (Restaurateur) terão o aprendizado mais estratégico de suas finanças. Para que estes aprimorem ainda mais nessa área, conseguindo assim fazer uma melhor gestão e análise de resultados de seus restaurantes.  

O que você vai apreender

  • Capacidade de análise de indicadores de mercado, relatórios, demonstrativos contábeis a fim de corrigir operações e traçar metas

  • Competência para negociar a compra e a venda de um restaurante

  • Domínio técnico para gerir o CMV

  • Entendimento sobre novos mercados e possibilidade de expandir a empresa de forma orgânica e assertiva, com metas e indicadores bem estipulados

  • Segurança para mapear, estruturar e negociar contratos, inclusive de exclusividade

  • Qualificação para captar recursos e firmar parcerias

Visão Financeira Global

  • Principais relatórios para análise (DRE, CMV, Curva ABC)
  • Indicadores financeiros e como aplicar na gestão
  • Parâmetros de mercado de diferentes tipos de negócios

Expansão

  • Processos de requisição, cotação e espelho de compra
  • Cálculo de necessidades de compras
  • Relatórios de variações, curvas ABC de compras, fornecedores, inflação de compras

Valuation e Negociação de Empresas

  • Dados para valuation, métodos de avaliação
  • Análise de risco
  • Comportamento de compra e venda

Estratégia de Marketing, Mensuração e Ferramentas

  • Orçamentos para marketing
  • Índices de retorno e como mensurar
  • Técnicas de engajamento e cases de sucesso

Controles Financeiros

  • Aplicação em operação
  • Gestão de processos e fluxos
  • Análise de resultados através dos controles financeiros

Negociação e Compras

  • Melhores práticas de compras
  • Captação de fornecedores
  • Contratos de exclusividade

Crescimento Estratégico

  • Estruturação para crescimento
  • Captação de recursos
  • Estudos de caso

Balanço e Demonstrativo

  • Balanço patrimonial
  • Fechamentos contábeis
  • Auditorias fiscais

Engenharia e Cardápio

  • Importância de desenvolvimento de fichas técnicas
  • Explorar a diferença de CMV real e teórico e suas variações “aceitáveis”
  • Focar em engenharia de cardápio e suas estratégias de venda

Projeto Aplicado

  • Fornecer material para estudo de caso
  • Explanar os objetivos do trabalho
  • Considerações finais sobre o curso

Rubens Oliveira

Professor

Rubens Oliveira é sócio da Roadmap Assessoria, empresa focada em assessoria financeira para o setor da gastronomia. Foi gerente de consultoria na Altec Sistemas e participou de grandes projetos, como grupo Rubaiyat, onde estruturou sistemas e relatórios financeiros para serem apresentados ao fundo de investimentos que compraria o grupo, além dos grupos EGEU, Grupo CIA TC, Grupo Paris 6, Grupo Sí Señor e outros. Curador da Área Financeira.

“O mercado de bares e restaurantes é um dos mais desafiadores do Brasil, porque sofre impacto em todas as áreas do negócio. Um bom gestor precisa estar antenado, saber analisar dados, identificar problemas e agir rápido. Existe urgência em capacitar os profissionais do setor. É preciso compartilhar conhecimento, ensinar e promover diálogos e debates sobre as carências e necessidades dos profissionais. Nós, enquanto professores, precisamos fornecer conhecimento e ferramentas para o restaurateur ter um mapa de tudo o que acontece e saber como direcionar as coisas para o lado certo. O lado do lucro!”