23
ago

O que é um Restaurateur?

Você sabe o que é restaurateur? Embora seja um termo bastante utilizado no meio gastronômico, muita gente, inclusive da área, não faz ideia do que se trata.

Como você deve ter desconfiado, a expressão tem origem na França, um dos berços da gastronomia. Ao pé da letra, significa “dono de restaurante”. Na tradução para o português, restaurateur é “restaurador”, o que pode causar
alguma estranheza, já que a palavra também se refere a “que ou aquele que restaura”. Não deixa de fazer sentido: todo restaurateur atua como um reparador a maior parte do tempo. Mas é preciso ser muito mais o tempo todo.

Um restaurateur bem-sucedido precisa ter uma visão holística de seu empreendimento, estar a par de tudo o que acontece e estar 100% envolvido com a operação. É ele quem estabelece todas as diretrizes conceituais e administrativas do negócio, é a cara dele que está estampada na fachada, é o toque dele que se revela em cada detalhe, desde a escolha do menu, da decoração, da equipe, até o quanto de dinheiro tem no caixa.